terça-feira, 2 de novembro de 2010


Texto publicado no livro "Quatro Cravos pra Exu", lançado em janeiro de 2010.

A peça foi encenada nos meses de janeiro e fevereiro, do mesmo ano, sob direção de Fábio Nieto e com elenco formado por Alan Miranda, Cinara Paiva, Fábio Ferreira e Karol Senna.




PENSANDO BEM...
Peça de Bárbara Pessoa

Personagens:
Jairo, 30 e poucos anos
Lourdes, 20 e poucos anos
Pensamento de Jairo, duplo de Jairo
Pensamento de Lourdes, duplo de Lourdes

CENA I
Sala de estar. Entram Lourdes e Jairo, que vem seguido imediatamente por seu duplo, Pensamento de Jairo. Jairo e Lourdes sentam-se no sofá. Lourdes abraça e beija Jairo, que corresponde. Pensamento de Jairo pigarreia, fazendo com que Jairo se separe de Lourdes. Jairo quase diz algo a Lourdes, mas é interrompido por Pensamento de Jairo.
Pensamento de Jairo.  (interrompendo) Não toque no assunto ainda! Comece com alguma coisa sem importância.
Jairo. (fingindo estar distraído) A comida estava boa, né?
Lourdes. É.
Pensamento de Jairo.  Isso. Sem agonia!
Jairo se espreguiça, tira a carteira do bolso e vai colocá-la sobre a mesa de centro, mas pára; abre-a displicentemente, retira a carteira de identidade e finge examiná-la.
Pensamento de Jairo.  (como se lesse o documento) Jairo Pereira Silva, zero nove nove nove meia dois nove quatro dois cinco... Órgão não sei o que... sete e sete são quatorze, com mais sete vinte e um... Mais um pouquinho . Relaxe, Jairo!
Jairo coloca a identidade e a carteira sobre a mesinha. Após algum tempo, quase diz algo a Lourdes, mas é interrompido, outra vez, por Pensamento de Jairo.
Pensamento de Jairo.  (interrompendo) Vai parecer queansioso! Espere mais um pouco. Calma... O tom de voz influencia!
Jairo. (após um tempo, fingindo lembrar-se de algo) Ah, sim. Diga !
Pensamento de Jairo.  (como se desejasse boa sorte) Foi!
Lourdes. (afastando-se de Jairo) O que, Jairo?
Jairo. Você gostou daquele bonitinho , não foi?
Lourdes. Não sei quem é. (encerrando o assunto) Me o controle...
Jairo entrega o controle a Lourdes, que liga a TV.
Pensamento de Jairo.  Sabia que ia fugir! (pausa, olha para Lourdes com desdém) gosta... (para a platéia) Tá pensando que vou deixar passar... (dando uma ordem a Jairo) Não vou!
Jairo. Todo mundo gosta de você, né?
Lourdes. (seca) Não entendi.
Jairo. Gosta! Acha você “bonitinha” também.
Lourdes. (saindo para a cozinha, com um muxoxo) Ah!
Jairo olha fixamente para a TV.
Pensamento de Jairo.  ”Ah!“ o que? (enfático) Não ceda, Jairo! Isso é pra te distrair!
Entra Lourdes e senta-se numa poltrona. Pensamento de Jairo observa Lourdes, que observa Jairo, que tenta não olhar para lugar algum. Silêncio.
Pensamento de Jairo.  Ah, chega de dar voltas!
Jairo. (voltando a encarar Lourdes) Sim, fale : gostou ou não gostou?
Lourdes. (fala pausadamente, olhando nos olhos de Jairo) Não gostei de ninguém.
Jairo. Eu vi o jeito como você olhou para ele.
Lourdes. Eu nem sei de quem você está falando.
Jairo. Aquele que...
Lourdes. (interrompendo, calmamente) É melhor mudar de assunto. A gente sabe onde isso vai dar.
Pensamento de Jairo.  Sabia!
Jairo. Mudar de assunto?
Lourdes, fatigada, afirma com a cabeça.
Pensamento de Jairo. (negando com a cabeça) Nada disso! Vamos esclarecer tudo! Chega de tanta enganação! (pausa) Aceitou o cartão dele toda simpática. Cara de pau! (imitando a voz de Lourdes) “Amor, num relacionamento, confiança é tudo!”
Jairo. (num ímpeto, conclusivo) Eu não confio em você não!
Lourdes. (respirando fundo) Ai, meu Deus, começou!
Jairo. Você não assume nada, nunca quer falar sobre nada.
Lourdes. (tentando se acalmar) falamos sobre isso várias vezes, Jairo! Sempre a mesma coisa!
Jairo. Claro! Se você fica “meu deus”, “começou”, “de novo”!
Lourdes. Ô, Jairo: um ano!
Jairo. E daí?
Lourdes. E daí que a paciência diminui.
Jairo. (ameaçador) Por isso as relações terminam!
Lourdes. (enfática, encarando Jairo) Pois é!
Pensamento de Jairo.  Ameaçando! Ainda se acha certa, no direito de botar banca. É demais!
Jairo quase inicia a falar algo, mas é interrompido por Pensamento de Jairo.
Pensamento de Jairo.  (interrompendo) Calma! Aja com calma.
Jairo. (amigavelmente, virando-se para Lourdes) Eu vi você olhando nos olhos dele.
Lourdes. Você não pode ter visto uma coisa que não existiu! Meu Deus!
Pensamento de Jairo.  Ó, como fica! O nervosismo revela.
Jairo. Se não tivesse existido, você não ficaria impaciente tão rápido!
Pensamento de Jairo.  Claro, culpa!
Jairo. (voltando a transtornar-se) É porque você sente culpa!
Lourdes. (explicativa) Fico impaciente porque não agüento mais...
JAIRO. (interrompendo) Assuma que olhou e chega!
Lourdes.Chega” digo, eu!
Pensamento de Jairo.  Cínica!
Lourdes. Eu não vou assumir uma coisa que não fiz!
Jairo e Pensamento de Jairo lançam um curto olhar de desprezo sobre Lourdes.
Jairo. A gentejunto ou não?
Lourdes.um ano.
Pensamento de Jairo.  Nem parece!
Jairo. Então!
Lourdes. (impaciente) Então o que?
Pensamento de Jairo.  (perdendo a paciência) Haja paciência!
Jairo. (mantendo a paciência) Olhe, Lourdes, você vai ter de me provar que é confiável!
Lourdes. Ah, sério?
Jairo. (perdendo de vez a paciência) É isso mesmo! A partir de hoje, estou de olho em você!
Lourdes. (irônica) Ah, de hoje, é?
Pensamento de Jairo.  Dissimulada! Sempre essa ironia infantil!
Jairo. Lourdes, é sério!
Lourdes.bom.
Lourdes volta a sentar-se ao lado de Jairo no sofá.
Pensamento de Jairo.  Agora se tocou! Finalmente!
Lourdes. Jairo, você não percebe?
Jairo. (assustado) O que?
Lourdes. Deixe pra . (apontando para a TV) Ó, aquele filme.
Pensamento de Jairo.  Vai confessar!
Jairo. Você ia confessar? Lourdes, é melhor confessar logo e a gente resolve tudo!
Lourdes não responde.
Jairo. Lourdes!
Lourdes. (calmamente) Você é doente.
Jairo surpreende-se com a declaração, vai falar algo, mas desiste.
Pensamento de Jairo.  É uma desgraçada, essa mulher!
Lourdes. É isso mesmo: doente.
Pensamento de Jairo dá um peteleco na cabeça de Jairo e afasta-se, desapontado com a falta de atitude.
Jairo. (sem reação) “Doente”, Lourdes?
Pensamento de Jairo.  (senta e lamuria-se) Perdeu o limite! Acabou o respeito. Acabou tudo. É isso... É difícil, mas é isso!
Lourdes. (silêncio, calmamente) Jairo, é difícil agüentar isso!
Pensamento de Jairo.  Meu Deus, a que ponto nós chegamos!
Jairo. (ainda sem reação) Você está me chamando de doente?
Pensamento de Jairo.  (respondendo a Jairo como se falasse algo óbvio) É!
Lourdes. Eu nunca fiz nada demais, em um ano, e mesmo assim você não confia em mim!
Jairo. (transtornando-se) Doente é você, sua maluca!
Pensamento de Jairo.  (levantando-se) Boa!
Lourdes. Eu, maluca?
Pensamento de Jairo.  (irritado) Maluca e esperta! Boa forma de mudar o foco, hein?
Jairo. É isso mesmo! Fique inventando história!
Pensamento de Jairo.  Daqui a pouco, começa a chorar!
Jairo. Isso aqui poderia ser um bate papo normal se você não fosse descontrolada!
Pensamento de Jairo. (dirigindo-se à platéia) Descontrolada ou sonsa?
Lourdes. Eu não acho nada disso aqui normal. E você sabe do que eu estou falando... Nem que seja em seu inconsciente!
Pensamento de Jairo. (surtando) Começou a psicologia! Eu não tenho que agüentar isso!
Jairo. (impulsivamente) Ó, Lourdes! Eu não quero falar mais nada não.
Pensamento de Jairo / Jairo. (juntos) E você é uma vaca!
Pensamento de Jairo aplaude. Lourdes pega bolsa e sandálias e vai em direção à porta.
Lourdes. Licença!
Pensamento de Jairo.  (surpreendendo-se e mudando de semblante) Oxe!
Jairo. (segurando Lourdes) Vai aonde, amor?
Lourdes. Me solte!
Pensamento de Jairo.  (reivindicando uma atitude de Jairo) Jairo...
Jairo. Lourdes!
Lourdes. (firme) Licença.
Pensamento de Jairo. (desacreditando) Não pode ser sério!
Jairo. Você não vai sair agora.
Lourdes. estou saindo.
Pensamento de Jairo. (em tom de bronca) É sério, Jairo?
Jairo. (colocando-se à frente da porta) Você, agindo assim, não sabe o ódio que me dá!
Lourdes. Imagino.
Pensamento de Jairo.  Meu filho, seja humilde! Você não está com essa moral toda!
Jairo permanece sem atitude.
Lourdes. Jairo, depois, a gente se fala.
Pensamento de Jairo.  (estalando os dedos, dando pressa) Jairo!
Jairo. (atrapalhado) Não prefere ir pro quarto e dormir? Amanhã, você vai embora!
Lourdes. Eu vou agora.
Pensamento de Jairo. (tirando um rosário do bolso) Meu Deus, eu juro que se o senhor fizer ela ficar, eu penso melhor nas próximas situações.
Jairo. (tentando se acalmar) Lourdes, essa hora é perigoso.
Lourdes. Jairo!
Pensamento de Jairo.  (ajoelhando-se) mais uma chance, Senhor!
Jairo. (apaziguador) Eu durmo aqui no sofá. Vá, Lourdes, por favor!
Lourdes. Jairo, não insista. É pior.
Pensamento de Jairo reza com o fervor redobrado.
Jairo. (sai da frente da porta, mas permanece segurando a maçaneta) Você nunca fez isso antes.
Lourdes. O que?
Jairo. Ir embora por causa de uma briguinha besta.
Lourdes demonstra impaciência.
Pensamento de Jairo.  (saca do bolso uma caixa de fósforos e uma vela e acende-a) Meu Deus! Gastei todas as fichas! faço merda, sou um merda! É a última merda que eu faço, Jesus! Ela vai terminar.
Jairo. Você quer terminar, né?
Lourdes. (segurando na mão de Jairo que ainda segura a maçaneta) Por favor.
Pensamento de Jairo.  (decepcionado) Tem jeito não... Tá feita, a merda!
Lourdes abre a porta e sai. Jairo, após um instante de hesitação, vai até a janela e a observa ir embora.
Pensamento de Jairo.  Fodeu, saturou. (apaga a vela) Pior que ela não faz por mal. (para Jairo) Ela é uma vaca, mas hoje você fez merda! Quanta impulsividade...
Jairo desaba no sofá.
Pensamento de Jairo.  Você foi muito ansioso, Jairo! Parece que não me escuta. Tinha que dar um tempo pra falar... Acabou perdendo a cabeça!
Jairo. Que merda!
Pensamento de Jairo.  Tem que ter mais calma! Mostrar que a errada é ela. (pausa) ! Ela foi embora cheia de razão!
Jairo pega o celular e, andando ansioso pela sala, disca um número.
Pensamento de Jairo.  Mas sem brigar. Com calma... Ela não é má. Você a provocou!
Jairo, assustado, pára onde está.
Pensamento de Jairo.  Desligado?
Jairo. Ai, ai! Jairo, deixe de palhaçada também. Ela não é santa!
Jairo disca mais uma vez, volta a andar pela sala e, após um tempo, ergue o celular.
Pensamento de Jairo.  pode ser o sinal! (pausa) Espertinha! Fez esse drama todo pra voltar pra rua!
Jairo começa a ligar compulsivamente.
Pensamento de Jairo. Eu não tô acreditando que Lourdes tá fazendo isso comigo!
Jairo volta a sentar no sofá e tenta segurar o choro.
Pensamento de Jairo.  (dublando Lourdes com voz fantasmagórica) “Diferença de idade é relativo, amor... Confie em mim!” (com a própria voz) Calma, Jairo... As coisas podem se reverter!
Jairo encara Pensamento de Jairo.
Jairo. Eu não me controlo não, é?
Pensamento de Jairo.  Esqueça isso. Ligue pela última vez!
Jairo liga mais uma vez e é frustrado.
Pensamento de Jairo.  mais uma, pra ser par.
Jairo liga mais uma vez e novamente não consegue.
Jairo. Palhaçada!
Jairo começa a ligar repetidas vezes.
Pensamento de Jairo.  Essa merda vai aparecer quando ela ligar o celular: “Você recebeu 20 ligações de Jairo”. mesmo é que ela vai dizer que você é doente!
Jairo, assustado, deixa o celular cair no chão.
Pensamento de Jairo.  (indeciso) Mas foi uma briga diferente. É normal que você ligue várias vezes. Se fosse ela, faria o mesmo!
Jairo. Aliás, fez!
Jairo pega o celular no chão e liga novamente.
Dona Ana. (voz) Alô?
Jairo. (concentradíssimo) Alô! Dona Ana?
Dona Ana. (voz) Oi? Jairo?
Jairo. Desculpe ligar essa hora, dona Ana. Mas Lourdes estava aqui comigo e disse que ia ... (titubeia) Buscar um remédio, porque ela estava com dor de cabeça. Ela chegou?
Pensamento de Jairo.  Ela vai me achar mais doente ainda!
Dona Ana. (voz) Ô, meu filho, Lourdes chegou aqui e foi dormir.
Jairo. (acalmando-se) Ah, foi dormir!
Dona Ana. (voz) Quer que eu acorde?
Pensamento de Jairo / Jairo. (juntos) Não!
Dona Ana. (voz) Tem certeza?
Jairo. Tenho. Obrigado, Dona Ana! Boa noite pra senhora!
Dona Ana. (voz) Boa noite, meu filho.
Jairo. Tchau!
Jairo desliga o telefone.
Pensamento de Jairo. Tudo armação! É a cara dessa velha ser cúmplice dos filhos. Ela mesma conta que quando Seu Roberto era vivo ela escondia tudo, acobertava o que os filhos faziam, porque Seu Roberto era rigoroso demais e não sei o que.
Jairo. (concordando, pensativo) Filhas da puta...
Jairo pega o celular, desiste de ligar, anda pela sala, pega o celular novamente, desiste novamente.
Jairo. O que é que eu faço, meu Deus?
Pensamento de Jairo.  Se ela estiver e você ficar ligando a essa hora, é pior...
Jairo dá um longo suspiro. Subitamente e de forma simultânea, Jairo e Pensamento de Jairo são tomados por uma grande idéia. Jairo pega o celular e faz uma ligação.
Carlos. (voz) Alô!
Jairo. (pára onde está, concentradíssimo, e faz uma voz bem diferente da sua) Alô, boa noite, é do edifício Dom Fernando?
Carlos. (voz) É, quem fala?
Jairo. Aqui é Lucas, filho de Dona Ana do segundo andar. É Seu Manuel?
Carlos. (voz) Não, não. É Carlos. Sou novato aqui no prédio.
Jairo. (sorrindo) Ah, novato...
Pensamento de Jairo.  Perfeito!
Carlos. (voz) O senhor quer que eu interfone para o apartamento de Dona Ana?
Jairo. (súbito) Não! Na verdade, minha irmã Lourdes saiu aqui de minha casa de táxi e eu estou preocupado, porque ligo para o apartamento e ninguém atende. Queria me tranqüilizar e saber se ela chegou mesmo.
Carlos. (voz) Ó, Senhor, chegaram dois táxis aqui. É possível que um deles tenha sido ela.
Jairo. Ah, a minha irmã estava de vestido azul, branco e vermelho. Na verdade, o vestido era metade azul e metade vermelho, sendo que tinha umas bolinhas brancas espalhadas. E estava de meia-calça preta e bota. Por causa do frio, é claro! E uma bolsa que era metade azul claro e metade azul escuro. pra o senhor saber quem é mais ou menos. (explicativo) É porque estou realmente muito preocupado...
Carlos. (voz, interrompendo) Chegou.
(Pensamento de Jairo comemora.)
Jairo. Ah, muito obrigado, querido! Você sabe, né... Essa violência de hoje!
Carlos. (voz) É...
Jairo. A gente fica assustado!
Carlos. (voz) É verdade. Mas se alguém do segundo passar, eu aviso que o senhor/
Jairo. (interrompe, assustado, esquecendo de fazer a voz simulada) Não! (muda a voz novamente) Não. Na verdade, elas não gostam desse meu lado cuidadoso. Fique tranquilo, esqueça isso e boa noite!
Carlos. (com voz diferente, similar à que Jairo estava simulando) esqueci. (volta à voz normal, sarcástico) Boa noite!
Jairo desliga o telefone.
Jairo. Puta que pariu!
Pensamento de Jairo.  (desapontado) Mais atrapalhado, impossível!
Jairo. Porteiro descarado!
Pensamento de Jairo.  Olhou tanto que até gravou a roupa dela.
Jairo. É muita gente escrota!
Pensamento de Jairo. (enfático) Muita!
Jairo balança a cabeça, concordando, e faz nova ligação.
Gravação da Operadora. (voz) Sua chamada será encaminhada para a caixa postal e poderá ser cobrada após o sinal.
Sinal sonoro.
Jairo. (concentradíssimo) Meu amor, desculpe. Eu pensei várias coisas e vi que em muitos pontos eu não posso te julgar. Eu tenho de ter mais paciência com a nossa relação. E você está certa: temos que dar um basta nessas brigas. Não estou valorizando a mulher de minha vida! Estou muito arrependido e consciente dos meus erros. Me perdoe, Lourdes. Você é a minha Lourdes, minha vida. E eu não quero ficar longe de você, por isso...
Pensamento de Jairo.  (que pegou no sono durante a fala de Jairo, acorda assustado, quando sua cabeça cai para trás, e vai interrompendo) Não! Chega de nhenhenhém! Seja firme!
Gravação da Operadora. (voz) Para enviar esta mensagem, tecle dois; para gravar esta mensagem, tecle três; para apagar esta mensagem, tecle quatro.
Jairo tecla um número.
Gravação da Operadora. (voz) Mensagem apagada. Para enviar nova mensagem, tecle dois...
Jairo tecla um número, interrompendo a gravação.
Gravação da Operadora. (voz) Após o sinal, favor deixar a sua mensagem.
Pensamento de Jairo.  Firmeza!
Sinal sonoro.
Jairo. Lourdes, ligue pra mim assim que puder. Reconheço que você tem razão em algumas coisas. Ah! Liguei várias vezes, porque pensei que a chave de meu carro tinha ficado em sua bolsa e amanhã de manhã vou precisar sair. É isso! (consigo, afônico) Merda!
Gravação da Operadora. (voz) Para enviar esta mensagem, tecle dois...
Pensamento de Jairo.  Ah, vai assim mesmo!
Jairo tecla um número.
Gravação da Operadora. (voz) Mensagem enviada com sucesso!
Jairo desliga o telefone.
Pensamento de Jairo.  Idiota!
Jairo desaba no sofá, colocando uma almofada sobre a cabeça; enquanto Pensamento de Jairo coloca sobre a cabeça um adereço de chifres e bebe, na própria garrafa, cachaça, dançando ao som de música brega.
Black-out.

CENA DOIS
Jairo, acomodado no sofá, assiste TV, mudando constantemente de canal.
Lourdes. (gritando, fora de cena) Quer açúcar?
Jairo. É de melancia?
Lourdes. Não! De limão.
Jairo. Quero, né!
Lourdes sai da cozinha com duas bebidas, entrega uma a Jairo e os dois brindam.
Lourdes. Ao nosso amor!
Jairo sorri, sem grande entusiasmo.
Lourdes. Estou tão feliz!
PENSAMENTO DE JAIRO. (comemorativo, para Jairo) Falando de novo, ó!
Jairo pega o controle e volta a mudar de canal.
Lourdes. (senta-se numa poltrona próxima) Estou realmente muito feliz!
Pensamento de Jairo.  (pula de alegria) Tá vendo, Jairo?
Jairo. (dividindo sua atenção entre a TV e Lourdes) É? Por que?
Lourdes. Eu não quero ficar tocando nesse assunto, lembrando, mas depois daquela última briga... Você tem se mostrado compreensivo, flexível mesmo. Sei !
Pensamento de Jairo.  Sem insinuar que ele é doente, por favor!
Jairo. (aparentando pouco interesse no assunto) Como?
Lourdes. (refletindo) Assim: dá pra ver que você levou a sério o que eu disse. Está mais tranqüilo, sabe? Ainda mais que/
Celular de Lourdes toca, interrompendo-a.
Lourdes. (atende o celular) Oi, Mau!
Jairo olha fixamente pra TV.
Pensamento de Jairo.  (indignado) “Mau”! É demais! Calma! Ela quer chamar sua atenção, te testar... Infantilidade!
Jairo. (artificialmente tranquilo) Vou pegar gelo, amor!
Jairo levanta-se e vai até a cozinha, seguido por Pensamento de Jairo. Lourdes acompanha Jairo com um olhar de estranheza.
Pensamento de Jairo.  (colado à porta, observa Lourdes) Pensou que eu ia ficar pra ver essa palhaçada!
Lourdes. (ao telefone) Mas, isso é que dia? (pausa) Certo! Então, amanhã às dez.
Jairo coloca a cabeça para fora, mas, recebendo um olhar de repreensão de Pensamento de Jairo, retira-a.
Pensamento de Jairo.  (irônico) Festinha!
Lourdes. (ao telefone) Sim, certo!
Pensamento de Jairo.  Não vou ficar por baixo, se é isso que você está pensando!
Lourdes. (ao telefone) Tá bom, Mau, até amanhã!
Pensamento de Jairo.  (irônico) “Mau”!
Lourdes desliga o celular.
Pensamento de Jairo.  (chama Jairo) Tá bom, chega! Pode voltar.
Jairo volta em passos artificialmente calmos à sala, acompanhando Pensamento de Jairo, que vai à frente, com muita pressa. Jairo senta-se no sofá e Lourdes vem sentar-se ao lado, abraçando-o e beijando-o. Jairo corresponde aos carinhos.
Pensamento de Jairo.  Isso é desculpa pelo telefonema fogoso, pra te tapear...
Jairo inquieta-se.
Pensamento de Jairo. Paciência, Jairo! Continue tranqüilo... Ossos do ofício!
Jairo. Ah, amor! Eu vou aproveitar que amanhã você tem reunião de trabalho às 10 e (titubeia) vou num churrasco.
Pensamento de Jairo aprova com um sinal de polegar.
Pensamento de Jairo. (dando um tapinha no ombro de Jairo) Muito bom!
Lourdes. Que reunião?
Jairo. A que você me disse que vai ter amanhã.
Lourdes. Quando eu disse?
Jairo. Não disse?
Lourdes. está bêbado, Jairo?
Jairo. Ah, me confundi.
Lourdes. Estava falando com Mau sobre o aniversário dele. Vai ser amanhã!
Jairo. (faz-se de desentendido) Com quem?
Lourdes. Com Mau, Jairo. Agora, ao telefone.
Jairo. Ah, nem vi que você estava no telefone... Pensei que você tinha me dito algo ontem, sobre reunião.
Lourdes. Não. Não teve nada disso. Amanhã: aniversário de Mau!
Jairo. ouvi!
Pensamento de Jairo.  (reprovador) Péssimo...
Lourdes. Vamos, né? Claro! Vai ser um dia especial pra nós dois! (pausa, imagina) Primeira festa juntos nessa nova fase!
Jairo. Que nova fase?
Lourdes. Amor, você sabe!
Jairo. O importante é que agora estou sendo realmente eu.
Lourdes. Sei... E o ciúme?
Jairo. Que ciúme?
Lourdes. O ciúme louco que tinha de mim!
Jairo. Ah, besteira... Coisa inventada de minha cabeça!
Pensamento de Jairo.  (para Lourdes) Não existe mais!
Lourdes. (desacreditando) Não existe mais, Jairo?
Jairo. Uma fase. Esqueça isso.
Lourdes. Fase que durou um ano? Você ficava possesso de ciúmes!
Jairo. Mais ou menos, né? Era até uma forma de mostrar carinho. Imaturidade minha!
Lourdes fica boquiaberta com a resposta de Jairo. Jairo pega uma revista em cima da mesinha e a folheia displicentemente, contendo um riso.
Pensamento de Jairo.  (comemorativo) Se controle, Jairo, se controle! Não ria! Puta que pariu! Melhor do que o planejado! O momento tão esperado aconteceu! Exemplo de equilíbrio e sensatez!
Lourdes. (olhando Jairo com estranheza) Ah, então você não liga se eu parar na rua para conversar com algum amigo seu?
Pensamento de Jairo.  (transtornando-se) Vaca! É pra isso que ela quer minha compreensão.
Jairo. (calmo) Normal, Lourdes.
Lourdes. Sim, claro, normal! Mas é isso que estou dizendo: antes você não achava normal. Até se a gente estivesse num bar e eu colocasse cerveja no copo de algum amigo, você sentia ciúmes.
Pensamento de Jairo.  (impressionado com o comentário) Claro!
Jairo. (disfarçando indignação) Besteira. Você estava certa!
Pensamento de Jairo.  (excitado, fala para Lourdes) Vá... Cadê o doente?
Lourdes não parece processar bem o que está acontecendo.
Lourdes. (após um tempo, apontando para a TV) É um casal bonito.
Jairo. (sem tirar os olhos da revista) Mais ou menos.
Lourdes. Ele tem um corpo lindo.
Pensamento de Jairo.  Que ousadia. Não olhe, Jairo! Seja indiferente!
Jairo se contém e continua a folhear a revista.
Lourdes. (provocando) Ele deve ter, mais ou menos, a sua idade!
Pensamento de Jairo.  Está te comparando, viu?
Jairo olha para a TV e boceja longa e disfarçadamente.
Jairo. Será?
Lourdes. Ih, Jairo. Você está mudo!
Jairo esfrega as mãos nos olhos, fingindo sono.
Pensamento de Jairo.  (fala quase ao ouvido de Lourdes) Claro, porque se eu fosse dizer alguma coisa, seria: você é uma vaca!
Jairo. Estou com um pouco de sono... isso!
Silêncio. Jairo volta a folhear a revista.
Lourdes. (volta a comentar a imagem na televisão) Tão elegante...
Pensamento de Jairo.  (para Jairo) Controle-se! Isso é provocação! Nãoperder aos quarenta e cinco do segundo tempo!
Jairo. (olha a TV) Sedutor.
Lourdes, indignada, olha fixamente para a TV. Jairo, discretamente, reveza entre espiar Lourdes e espiar a TV.
Pensamento de Jairo. Ó pra descarada! Nem tira o olho... Morrendo de tesão. Deve estar excitada!
Jairo. (consigo, remoendo) Óbvio!
Lourdes. (subitamente) Jairo, você está com outra?
Jairo. (surpreso) É o que?
Pensamento de Jairo.  Era o que faltava!
Lourdes. É sério!
Jairo. Se estou com outra mulher?
Lourdes. Exatamente. Não precisa ficar fazendo perguntas óbvias pra dar tempo de pensar!
Pensamento de Jairo.  (irritado) Pensar?
Jairo. Amor, não estou entendendo.
Lourdes. A pessoa sente, Jairo. (pausa) Principalmente a mulher!
Jairo. Lourdes, por favor!
Lourdes. O homem, como você, pra mudar, tendo outra. Você é muito inseguro!
Pensamento de Jairo.  Como é?
Jairo.  Inseguro?
Lourdes. É... Você sempre foi absolutamente frágil. Você é o tipo do homem que ia precisar de outra pra se fortalecer assim!
Pensamento de Jairo.  (indignado) Que tipo de homem?
Jairo. (mais calmo ainda, contrastando com a expressão de Pensamento de Jairo) Pois eu não tenho outra. Acabou.
Lourdes. Impossível! Eu pesquisei tudo sobre sua personalidade!
Pensamento de Jairo.  (indignadíssimo) Ah, que maravilha!
Jairo. (assustado) Minha personalidade?
Pensamento de Jairo.  A pseudo-psicóloga!
Lourdes. Você é N.O.!
Pensamento de Jairo. Ai, meu Deus!
Jairo. N.O.?
Lourdes. É... Neurótico Obsessivo.
Pensamento de Jairo.  Pra que inventaram Google?
Lourdes. E por mim!
Jairo. (descontrolado) Ô, sua maluca... Você não perde a mania de se achar psicóloga, né? Vá descobrir a sua personalidade e me deixe em paz!
Lourdes. Você é doente por mim! Fica louco de pensar que posso estar com outro homem. Confesse!
Pensamento de Jairo.  (dando um murro na parede) Filha da mãe! Isso ainda é normal, Jairo?
Jairo. (tentando se acalmar) Lourdes...
Lourdes. (interrompe) Vai continuar querendo me humilhar, dizendo que não gosta de mim, me tratando como uma qualquer! É bem coisa de N.O.!
Pensamento de Jairo. Quando eu fiz isso?
Jairo. Luluzinha, calma...
Lourdes. Calma! Que calma o que? Você não vai conseguir me humilhar, seu neurótico! Você é um doente mesmo, sempre foi. Frágil, neurótico, cheio de recalques! Prendia Natália em casa que eu sei! Fica bancando o fortão na frente dos outros, mas não é nada disso! Medrosinho! Medrosinho!
Pensamento de Jairo.  Jairo, tome uma providência!
Jairo. (calmamente, aponta a porta) É melhor você ir.
Pensamento de Jairo.  Isso! Ela não vai!
Lourdes. É o que, Jairo?
Jairo. Você está descontrolada. É melhor!
Pensamento de Jairo.  Duvido que ela vá!
Lourdes. Jairo, você está me expulsando?
Pensamento de Jairo.  (assustado) Não!
Jairo. Prefiro ficar sozinho agora.
Lourdes. (indignada, reclamando) Sozinho?
Entra Pensamento de Lourdes, que apenas mantém sobre Lourdes um olhar de repreensão.
Lourdes. De novo? É assim que você quer construir uma relação, Jairo? Então, quando a gente casar, qualquer briga, eu vou ter que sair de casa? E depois? Eu volto? Vou ficar indo e voltando? É assim, Jairo? É isso que você quer? Uma relação neurótica? É isso?
Jairo. (assustado) Lourdes, da outra vez...
Lourdes. (interrompendo) São as nossas vidas que estão em jogo, Jairo! Nossas vidas!
Jairo observa Pensamento de Jairo, aguardando uma resposta.
Pensamento de Lourdes. (dirigindo-se a Jairo, que não interage com ela) Ei, ela está falando com você...
Lourdes. (ainda irritada, dirigindo-se a Jairo) Não vai dizer nada?
Jairo permanece sem atitude.
Pensamento de Jairo. (dirigindo-se a Pensamento de Lourdes, atônito) Onde é que você quer chegar, sua maluca? Antes, vivia reclamando que eu era ciumento demais; depois, eu mudo e você me esculhamba do mesmo jeito e agora me vem com esse negócio de “nossas vidas”? Você quer que eu faça o que finalmente?
Pensamento de Lourdes. (dirigindo-se a Jairo) Você vai ter que falar toda a verdade agora... De uma vez por todas! Eu não vou viver desconfiando de você. A gente tem que ter uma relação madura!
Pensamento de Jairo. (lembrando-se de algo, irritado) Madura!
Pensamento de Lourdes. (dirigindo-se a Pensamento de Jairo) Eu não vou ficar aqui bancando a palhaça, enquanto você me despreza e tem outras mulheres! Destruindo a relação por causa de um casinho...
Pensamento de Jairo. (irritado, imita Lourdes com deboche) “Jairo, você está com outra?!” Era só o que me faltava!
Pensamento de Lourdes. (pega um objeto de cena e se prepara para jogá-lo em Pensamento de Jairo) Quer saber? Vá pro inferno!
Lourdes, num gesto de saturação, desaba em choro, interrompendo a ação de Pensamento de Lourdes. Para a surpresa de Pensamento de Lourdes e para a surpresa do Pensamento de Jairo, Jairo aproxima-se de Lourdes, afetuosamente, toma-a nos braços e a afaga.
Pensamento de Jairo. Meu mal é esse...
Jairo. Lourdes... Lourdinha, me escute! Pense bem: por que mesmo a gente estava brigando?
Pensamento de Jairo vai interromper Jairo, mas Pensamento de Lourdes o detém. Jairo beija Lourdes apaixonadamente.
Jairo. Tá vendo? A gente nem sabe mais por que!
Lourdes. É mesmo, amor!
Jairo. É coisa de nossa cabeça!
Pensamento de Lourdes e Pensamento de Jairo entreolham-se, indignados.
Lourdes. É... É psicológico!


FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário