quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Sobre ARTE X EDUCAÇÃO

O Prédio Teatral Grego




"Atená:

- O conselho que dou a meus cidadãos é que se guardem respeitosamente quer da anarquia quer do despotismo, e que não expulsem completamente o temor para fora da sua cidade. Que mortal guardará a justiça se nada tem a temer? [ Ésquilo em As Eumênides ]

(...)

A deusa de Ésquilo não se dirigia a ninguém mais exceto ao próprio povo da cidade reunido no teatro! O livre jogo na orquestra permitia com facilidade esse endereçar-se aos espectadores, que nos mostra nitidamente o vínculo que unia a obra de arte à comunidade, vínculo que atualmente mal podemos conhecer. Aquela unidade da vida cultural que tão calorosamente desejamos, aqui se fez plena realidade histórica naquela tragédia que, totalmente nascida da polis, se dirigia de novo completamente a ela.

Quando a arte se desvincula do solo primogênito da cultura da comunidade, corre o perigo de se distanciar cada vez mais dessa comunidade.

(...)

A tragédia ática nos mostra muitos traços grandiosos, e um dos maiores é aquele laço indiscutível entre o viver e o pensar de seu povo, laço que a converte numa arte social, no mais nobre sentido da palavra."


albin lesky

em

A TRAGÉDIA GREGA

(editora perspectiva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário