sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A TRAGÉDIA GREGA

Homero


(breves anotações)


DO PROBLEMA DO TRÁGICO


"No centro dessa criação literária ergue-se sempre o herói radioso e vencedor, aureolado pela glória de suas armas e feitos, mas ele se ergue diante do fundo escuro da morte certa que, também a ele, arrancará das suas alegrias para levá-lo ao nada, ou a um lúgubre mundo de sombras, não melhor do que o nada." [ referindo-se a Homero em suas epopéias ]

"ser característico do jogo épico o considerar a vida como uma cadeia de acontecimentos."

"o que especialmente eleva a Ilíada à categoria de grande obra de arte, o que a levante acima do típico estilo épico e faz que seus autores dêem os primeiros passos em direção à tragédia, não é a formação da cadeia, mas o encadeamento dos acontecimentos, das personagens e das suas motivações."

"Quando os antigos críticos de Homero chamavam-no de pai da tragédia, ou nela incluíam pura e simplesmente sua obra, consideravam principalmente os elementos miméticos da epopéia, sobretudo o diálogo. Mas, como vimos, há um sentido mais profundo..."

"Apesar de tudo o que já foi dito, a epopéia homérica não é mais do que um prelúdio à objetivação do trágico."

"Há algo, sem dúvida, que podemos afirmar com inteira segurança: os gregos criaram a grande arte trágica e, com isso, realizaram uma das maiores façanhas no campo do espírito, mas não desenvolveram nenhuma teoria do trágico, que tentasse ir além da plasmação deste no drama e chegasse a envolver a concepção do acontecer trágico." (...) "perdeu-se em boa parte no helenismo posterior..."

"definição de tragédia que aparece na Poética: 'Tragédia é a imitação de uma ação importante e completa, de certa extensão; num estilo tornado agradável pelo emprego separadao de cada uma de suas formas, segundo as partes; ação apresentada não com a ajuda de uma narrativa, mas por atores, e que, suscitando a compaixão e o terror, tem por efeito obter a purgação dessas emoções."

"Nós também seguimos a moderna investigação no seu conceito de que a catarse desse tipo não está ligada, para Aristóteles, a nenhum efeito moral. Por outro lado, ela lhe parece totalmente inofensiva, e aqui ele entra em contradição clara, ainda que não declarada, com Platão, que baniu rigorosamente a tragédia de sua República ideal, por considerála perigosa à moral dos cidadãos."

"Todo trágico se baseia numa contradição irreconciliável. Tão logo aparece ou se torna possível um acomodação, desaparece o trágico." (Goethe)
A TRAGÉDIA GREGA - albin lesky

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