sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A TRAGÉDIA GREGA

Ésquilo


(breves anotações)


ÉSQUILO

"Com a ajuda dessa psicologia [ Gestalt ], compreendemos a obra de arte não como um produto de processos primários de uma estruturação que calcula e sopesa, mas como o todo que, como configuração (gestalt) enformada, antecede suas partes."

"Quando [ Ésquilo ] veio ao mundo, ainda não haviam desaparecido para Atenas os graves abalos causados pela dissolução e transformação do antigo Estado aristocrático."

"Quem poderia deixar de reconhecer a intervenção dos deuses que mantinham sua mão protetora sobre Atenas, quando, no último instante, uma desavença entre os reis de Esparta fez malograr o ataque do Peloponeso e assim, além da vitória sobre os demais inimigos, tornou possível a obtenção de grandes territórios?"

"o que ameaçava a Grécia, no caso de uma submissão voluntária, não era uma cruel tirania, porque esta o regime persa em geral nunca exerceu contra os povos submetidos, nem era a destruição da vida econômica, já que precisamente esta não era das piores no grande império, mas tratava-se daquela liberdade que foi a única coisa que assegurou a vida espiritual dos gregos nas décadas seguintes."

"Nesse caráter incondicional da decisão com que Atenas, ante o aniquilamento, opõe sua força ao ataque do gigantesco império, na firmeza de vontade, que não recua nem mesmo ante o abandono da cidade pátria, reconhecemos de novo a atitude do homem trágico, tal como ele nas décadas seguintes pisará os palcos áticos, na força original de uma vontade que não conhece o compromisso, quer o aguarde no fim triunfante a preservação ou a inteira destruição. Este paralelo não é casual."

"Não era como se os deuses, como poderes longínquos, houvessem interferido neles, mas sim, segundo se acreditava, os próprios poderes sagrados do solo ateniense haviam participado dos combates."

"Neste solo cresceu aquele profundo saber do entrelaçamento de todo acontecer humano no divino, saber que constitui, como nenhum outro, o elemento fundamental da tragédia de Ésquilo."

"a trilogia de As Danaides contém como primeira peça As Suplicantes."

"A evolução dos grandes não se dá numa progressão regular e constante, e sim aos golpes."

"Os Persas se nos apresenta como a primeira e mais antiga peça subsistente."

"O caminho que vai dos Persas , do ano de 472, à Oréstia de 458, com seus três atores, indica um progresso sem igual no empregos dos meios de expressão dramática.

"na 70a Olimpíada (499/96) Ésquilo entrou na competição com Pratinas e Querilo; isto quer dizer que sua produção dramática se inicia cerca de um quarto de século antes dos Persas. Não temos motivos para pensar que essas primeiras peças fossem elaboradas segundo o modelo dos Persas ou das Suplicantes, mas sim que são essencialmente mais primitivas e em grau muito maior são determinadas pelas canções do côro."

"a hybris: aquela arrogância que ultrapassa os limites do lícito."

"[ Os Persas ] Toda a grandeza de sua concepção religiosa do mundo, reconhecemo-la no fato de haver configurado esse tema, como qualquer outro que tenha tomado da mitologia de seu povo, inteiramente à base das relações com o divino."

"o individual passei inteiramente ao segundo plano e que nenhum dos heróis gregos seja mencionado pelo nome. Quem venceu foi a comunidade e o poder dos deuses que nela vivem."

"A existência do homem se encontra, por parte dos deuses, constantemente ameaçada por meio daquela tentação à hybris, à soberba, à arrogância, que, sob a forma de ofuscação da Ate, sobrevém ao ser humano."

"participação divina e humana que Ésquilo reconhece no infortúnio da culpa humana."

"o trágico desses acontecimentos é efeito do deus e do homem em igual medida."

Trilogia Tebana: Laio, Édipo e Os Sete Contra Tebas; Drama satírico: A Esfinge.

"a idéia sobre a natureza da maldição da linhagem se aprofunda de tal maneira, que ele não a vê como um acaso sem sentido a passar através das gerações, arrastando para a perdição seres inocentes, mas como algo que continuamente se revela em ações culposas a que se segue o infortúnio como castigo."

"a Oréstia nos mostrará a configuração final e completa desse modo de pensar, que, no entanto, já se insinua de forma inconfundível na trilogia tebana."

"Esta dupla motivação da ação, por meio da maldição da linguagem como força objetiva e por meio da vontade no próprio peito, é especificamente esquiliana."

"Se os deuses decretaram, não há como escapar da desgraça."

"O rei é soberano em seu país, mas compartilha a responsabilidade com seu povo; só pode tomar decisões para este, mas nunca sem o seu consetimento. Essa imagem do governante, que quer sua ação conduzida pela vontade de seu povo, corresponde ao ideal de Estado que vimos dominar na Atenas daquela época."

Trilogia: As Suplicantes, Os Egípcios e As Danaides.

"Aqueles elementos que consideramos ação no sentido próprio da palavra distribuem-se de maneira muito desigual no drama e se concentram precisamente em suas últimas partes."

"A preponderância de grandes partes corais na primeira metade do drama salta à vista principalmente em Agamenon, a única peça, além das Suplicantes, que conhecemos com certeza como a primeira peça de uma trilogia."

"A criação literária de Ésquilo encontrou na trilogia a forma apropriada que lhe permite ultrapassar o segmento singular do acontecimento, naquelas conexões maiores nas quais, e somente nelas, se revela todo o seu sentido."

"a primeira peça é, ao mesmo tempo, uma exposição da trilogia inteira, algo semelhante ao que podemos perceber nas Suplicantes em relação à trilogia das Danaides."

Trilogia: Agamenon, Coéforas e Eumênides.

"Agamenon vê-se diante da terrível necessidade de decisão: ou sacrificar a própria filha no altar, ou sacrificar a glória e o objetivo da expedição bélica."

"o homem de Ésquilo naquele imperativo do destino que, no entanto, não o exime do fardo da própria responsabilidade."

"Agindo, o homem cai em culpa, toda culpa encontra sua expiação no sofrimento, e o sofrimento leva o homem à compreensão e ao conhecimento. Este é o caminho do divino através do mundo, tal como Ésquilo o viu."

"O problema se concentrou cada vez com maior clareza, em torno da questão de saber se o conteúdo da peça [ Prometeu Acorrentado ] pode integrar-se na obra de Ésquilo."

"Diante dessa insuficiência do nosso conhecimento, cumpre levar em conta o fato de que o Prometeu Acorrentado aparece também aqui na obra de Ésquilo. Todavia, não podemos sufocar as dúvidas que permanecem ligadas a essa incorporação."

* São citadas outras obras de Ésquilo.

"Os modernos tiveram de esforçar-se muito até conseguir acesso a Ésquilo, já que a palavra e o mundode idéias do poeta não se abrem a uma leve batida na porta."

"Tanto na trilogia das Danaides, quanto na Oréstia deparamos com situações trágicas em que a disposição dos deusesindica o caminho para a solução."

"A tragédia esquiliana pressupõe a fé numa ordem justa e grandiosa do mundo e sem esta ordem resulta inconcebível. O homem trilha seu caminho árduo, e muitas vezes cruel, através da culpa e do sofrimento, mas é o caminho determinado pelo deus, a fim de levá-lo ao conhecimento de sua lei."

A TRAGÉDIA GREGA - albin lesky

Um comentário:

  1. olá bárbara, estou lendo este mesmo capítulo. Você sabe o significado de "Ate"?
    ("A existência do homem se encontra, por parte dos deuses, constantemente ameaçada por meio daquela tentação à hybris, à soberba, à arrogância, que, sob a forma de ofuscação da Ate, sobrevém ao ser humano.")

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