domingo, 15 de fevereiro de 2009

As Teorias Pós-Críticas

Diferença e identidade: o currículo multiculturalista.

No mundo contemporâneo, é comum destacar a diversidade das formas culturais.

PARADOXAL: diversidade* convivendo com a homogeneização*? *CULTURAL

CARÁTER AMBÍGUO: instrumento de homogeneização "divulgando" a diversidade cultural. - QUESTÕES CULTURAIS X DE PODER.

*Multuculturalismo: movimento de reinvidicação dos grupos culturais dominados, no interior dos países para terem suas formas culturais reconhecidas e representadas na cultura nacional. - INSTRUMENTO DE LUTA POÍTICA.

-> A VISÃO ANTROPOLÓGICA - de que não se pode estabelecer uma hierarquia entre as culturas humanas, de que todas as culturas são epistologicamente e antropologicamente equivalentes - FUNDAMENTANDO O ATUAL IMPULSO MULTICULTURALISTA --> GRUPOS CULTURAIS IGUALADOS POR SUA COMUM HUMANIDADE, APELA PARA O RESPEITO, A TOLERÂNCIA, A CONVIVÊNCIA PACÍFICA ENTRE AS DIFERENTES CULTURAS.

*Essa visão é questionada por perspectivas mais políticas ou críticas, nas quais as diferenças culturais não podem ser concebidas separadamente de relações de poder.

PERSPECTIVA CRÍTICA DE MULTICULTURALISMO:

a)CONCEPÇÃO PÓS-ESTRUTURALISTA: diferença não é uma característica natural, mas discursivamente produzida. DIFERENÇA É SEMPRE UMA RELAÇÃO, NÃO EXISTE REFERENTE ABSOLUTO.O processo de significação que produz a "diferença" é uma relação social, portanto, se dá em conexão com relações de poder. --> DIFERENTE NEGATIVO / "NÃO-DIFERENTE" POSITIVO. Esta concepção é criticada por excessivo textualismo.

b) CONCEPÇÃO MATERIALISTA: enfatiza os processos institucionais, econômicos estruturais que estariam na base da produção dos processos de discriminação e desigualdade baseados na diferença cultural. Ex.: racismo.

QUAIS AS IMPLICAÇÕES CURRICULARES DESSAS DIFERENTES VISÕES DE MULTICULTURALISMO? Ex.: Estados Unidos, onde o multiculturalismo originou-se como uma questão educacional ou curricular.

PERSPECTIVA LIBERAL OU HUMANISTA: currículo multiculturalista baseado nas idéias de tolerância, respeito e convivência harmoniosa entre as culturas. --> PERSPECTICA CRÍTICA: as diferenças estão sendo constantemente produzidas e reproduzidas através das relações de poder, então estas é que devem ser focalizadas. --> NÃO SE LIMITAR, POIS, A ENSINAR A TOLERÂNCIA E O RESPEITO, MAS ENSINAR A ANALISAR OS PROCESSOS PELOS QUAIS AS DIFERENÇAS SÃO PRODUZIDAS.

Nos EUA, a posição multiculturalista tem sido atacada por grupos conservadores e tradicionalistas, pois representa um ataque aos valores da nacionalidade, da família, da herança cultural comum.

Significaria substituir

OSBRAS CONSIDERADAS COMO DE EXCELÊNCIA DA PRODUÇÃO INTELECTUAL OCIDENTAL por

OBRAS CONSIDERADAS INTELECTUALMENTE INFERIORES PRODUZIDAS POR REPRESENTANTES DA MINORIA.

O multculturalismo fragmentaria uma cultura nacional única e comum, com implicações políticas regressivas.

* Esta cultura nacional única e comum é a cultura do "grupo" dominante.

Da perspectiva multiculturalista crítica, não existe nenhuma posição transcendental, privilegiada, a partir da qual se possam definir certos valores ou instituições como UNIVERSAIS.

"O multiculturalismo nos faz lembrar que a igualdade não pode ser obtida simplesmente através da igualdade de acesso ao currículo hegemônico existente, como nas reinvidicações educacionais progressistas anteriores. A obtenção de igualdade depende de uma modificação substancial do currículo existente."

*Fonte esquecida. hehe.

Um comentário:

  1. muiitoo bomm ,não existe cultural superior temos que abraçar todas!

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