sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A TRAGÉDIA GREGA




(breves anotações)



OS PRIMÓRDIOS

"também na Grécia existiam aqueles combates rituais simulados."

"O deus, a cujo serviço medrou o drama trágico dos gregos, não pertence ao círculo olímpico dos deuses homéricos."

"A Dioniso, não bastam orações e sacrifícios; o homem não está para com ele na relação, amiúde friamente calculadora, de dar e receber; ele quer o homem inteiro, arrasta-o para o horror do seu culto e, pelo êxtase, eleva-o acima de todas as misérias do mundo."

"o elemento básico da religião dionisíaca é a transformação."

"a transformação é também aquilo de onde, e somente daí, pode surgir a arte dramática, que é algo distinto de uma imitação desenvolvida a partir de um instinto lúdico, e distinto de uma representação mágico-ritual de demônios, arte dramática, que é uma replasmação do vivo."

"o encontro da força interior da religião dionisíaca com processos de natureza política."

"Nessa festa, sob Psístrato, num dos três primeiros anos da Olimpíada de 536/5 -533/2, foi representada pela primeira vez uma tragédia por Téspis, com proteção do Estado. A partir dessa época, fixa-se a ligação entre o drama trágico e as dionisíacas urbanas, e posteriormente assume a forma de que os dias 11-13 de Elafebolion ficam de tal modo dedicados à tragédia, que, em cada certame teatral, é representada uma tetralogia, ou seja, três tragédias e o drama satírico que as acompanha."

"a tragédia, pelo que sabemos de suas representações, sempre permaneceu estreitamente vinculada ao teatro de Dioniso, situado na encosta sul da Acrópole."

"Provavelmente também é dionisíaca a indumentária dos atores."

"Quanto à máscara (...) não há dúvida de que adquiriu sua importância especial para a tragédia, graças ao papel que desempenhou no culto do deus, que era, ele próprio, o deus-máscara."

"o número dos mitos propriamente dionisíacos é tão pequeno, em comparação com outros ciclos de mitos, que a tragédia em gestação nem sequer lograria encontrar neles material sufuciente."

"em Dioniso encontramos, provavelmente, uma das forças vivas que impulsionaram o desenvolvimento do drama trágico como obra de arte, mas, quanto ao conteúdo, a tragédia foi configurada por outro campo da cultura grega, pelo mitos dos heróis."

"Através do mito dos heróis a tragédia adquiriu a seriedade e dignidade de sua postura, diz Aristóteles na Poética, e um significativo desenvolvimento colocou os atrevidos sátiros no fim da tetralogia."
A TRAGÉDIA GREGA - albin lesky

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