segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

teatro e vanguarda - HISTÓRIA E METAFÍSICA EM GROTOWSKI E NO LIVING THEATER


(trechos)

"Não se deve confundir os que trabalham com os que correm atrás do último produto lançado no mercado."

"o trabalho de Grotowski ensina-nos teatro."

"O valor de Grotowski está em ter encontrado uma nova escrita cênica com uma coerência interna própria."

"Falemos claro: os atores formados por Grotowski são extraordinariamente bons na expressão do discurso de Grotowski; mas se trabalhassem para o teatro tradicional seriam provavelmente muito fracos, salvo raríssimas exceções."

"Grotowski coloca o ator no centro do teatro; o ator é o eixo da representação."

"Grotowski critica os homens de teatro por não compreenderem que a especificidade do teatro não é o texto; o texto pertence à literatura."

"Podemos pois criticar Grotowski por não compreender a especificidade do texto dramático e por não ver que desde os gregos o trabalho dos dramaturgos foi precisamente a procura de uma escrita que se afastasse da epopéia, da poesia (como da dança e da pantomima), etc. De fato, dentro da literatura em geral, a literatura gramática tem um campo específico."

"os marxistas, que criticam Grotowski por exprimir continuamente (sem palavras, mas de maneira forte e evidente) duas idéias reacionárias: 'cada homem que sofre é Cristo' e 'As vítimas de hoje são os carrascos de amanhã'."

"o teatro reduzido a relações físicas imediatas acaba por manifestar determinadas idéias filosóficas implícitas que já de si são bastante antigas, ao contrário do que se pensa por aí."

ROGER PLANCHON

(Extraído da revista Primer Acto, n. 95).

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