quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

O TEATRO E SEU DUPLO - Antonin Artaud

Antonin Artaud





(trechos)




Prefácio:


"nunca se viram tantos crimes, cuja gratuita estranheza só se explica por nossa impotência para possuir a vida."




O Teatro e a Peste:


"Sob a ação do flagelo, os quadros da sociedade se liquefazem. A ordem desmorona. Ele assiste a todos os desvios da moral, a todas as derrocadas da psicologia, escuta em si mesmo o murmúrio de seus humores, corroídos, em plena destruição."

"não se morre nos sonhos, neles a vontade atua até o absurdo, até a negação do possível, até uma espécie de transmutação da mentira com a qual se refaz a verdade."


"O mal que lhes corrói as vísceras, que anda por seu organismo inteiro, libera-se em jorros através do espírito."


"O teatro, isto é, a gratuidade imediata que leva a atos inúteis e sem proveito para o momento presente."


"O estado do pestífero que morre sem destruição da matéria, tendo em si todos os estigmas de um mal absoluto e quase abstrato, é idêntico ao estado do ator integralmente penetrado e transformado por seus sentimentos, sem nenhum proveito para a realidade. Tudo no aspecto físico do ator, assim como no do pestífero, mostra que a vida reagiu ao paroxismo e, no entanto, nada aconteceu."


"e é aqui que, em sua gratuidade, a ação de um sentimento no teatro surge como algo infinitamente mais válido do que a ação de um sentimento realizado."


"Assim como não é impossível que o desespero inútil e os gritos de um alienado num asilo causem a peste, por uma espécie de reversibilidade de sentimentos e de imagens, do mesmo modo pode-se admitir que os acontecimentos exteriores, os conflitos políticos, os cataclismos naturais, a ordem da revolução e a desordem da guerra, ao passarem para o plano do teatro, se descarreguem na sensibilidade de quem os observa com a força de uma epidemia."


"Como a peste, o jogo teatral seja um delírio e seja comunicativo."


"O espírito acredita no que vê e faz aquilo em que acredita: esse é o segredo do fascínio."


"Uma verdadeira peça de teatro perturba o repouso dos sentidos, libera o inconsciente comprimido, leva a uma espécie de revolta virtual, impõe às coletividades reunidas uma atitude heróica e difícil."


"Como a peste, o teatro é portanto uma formidável convocação de forças que reconduzem o espírito à origem de seus conflitos."


"...como a peste, [o teatro] é a revelação, a afirmação, a exteriorização de um fundo de crueldade latente através do qual se localizam no indivíduo ou num povo todas as possibilidades perversas do espírito."


"O teatro, como a peste, é feito à imagem dessa carnificina, dessa essencial separação. Desenreda conflitos, libera forças, desencadeia possibilidades e, se essas forças são negras, a culpa não é da peste ou do teatro, mas da vida."


"O teatro, como a peste, é uma crise que se resolve pela morte ou pela cura."


"a ação do teatro, como a da peste, é benfazeja, pois, levando os homens a se verem como são, faz cair a máscara, põe a descoberto a mentira, a tibieza, a baixeza, o engodo; sacode a inércia asfixiante da matéria que atinge até os dados mais claros dos sentidos; e, revelando para coletividades o poder obscuro delas, sua força oculta, convida-as a assumir diante do destino uma atitude heróica e superior que, sem isso, nunca assumiriam."



A Encenação e a Metafísica


"ao lado de Loth e suas filhas, há uma idéia sobre a sexualidade e a reprodução. (...) É quase a única idéia social que a pintura contém. Todas as outras são idéias metafísicas."


"Essa pintura é o que o teatro deveria ser, se soubesse falar a linguagem que lhe pertence."


"Como é que no teatro, pelo menos no Ocidente, tudo que é especificamente teatral seja deixado em segundo plano?"


"Como é que o teatro ocidental não enxerga o teatro sob um outro aspecto que não o do teatro dialogado?"


"A cena é um lugar físico e concreto que pede para ser preenchido e que se faça com que ela fale sua linguagem concreta."


"A linguagem física, essa linguagem material e sólida através da qual o teatro pode se distinguir da palava consiste em tudo que ocupa a cena (...) e que se dirige antes de mais nada aos sentidos em vez de se dirigir em primeiro lugar ao espírito, como a linguagem da palavra."


"a substituição da poesia da linguagem por uma poesia no espaço que se resolverá exatamente no domínio do que não pertence estritamente às palavras."


"se um som como no Teatro de Bali equivale a um gesto, e em vez de servir de cenário, de acompanhamento de um pensamento, faz com que ele evolua, o dirige, o destrói ou o transforma definitivamente..."


"Uma forma dessa poesia no espaço pertence à linguagem através dos signos."


"Por, 'pantomima não pervertida' entendo a pantomima direta em que os gestos representam idéias, atitudes do espírito, aspectos da natureza e isso de um modo efetivo e concreto, isto é, evocando sempre objetos ou detalhes naturais, ao invés de representarem palavras, corpos de frases."


"em nosso teatro, que vive sob a ditadura exclusiva da palavra, essa linguagem de signos e de mímica, essa pantomima silenciosa, essas atitudes, esses gestos no ar, essas entonações objetivas, (...) tudo o que considero como especificamente teatral no teatro, constitui para todo o mundo a região baixa do teatro."


"O teatro é a encenação, muito mais do que a peça escrita e falada."


"A idéia de uma peça feita diretamente em cena impõe a descoberta de uma linguagem ativa e anárquica, em que sejam abandonadas as delimitações habituais entre os sentimentos e as palavras."


"Um teatro que submete ao texto a encenação e a realização é um teatro de idiota, louco, invertido, gramático, merceeiro, antipoeta e positivista."


"É raro que o debate [no teatro] se eleve ao plano social e que se critique nosso sistema social e moral."


"Todas as preocupações [representadas no teatro ocidental] infestam o homem de um modo inverossímil, o homem provisório e material."


"O teatro contemporâneo está em decadência porque rompeu com o espírito de anarquia profunda que está na base de toda poesia."


"Compreende-se assim que a poesia é anárquica na medida em que põe em questão todas as relações entre os objetos e entre as formas e suas significações."

O Teatro da Crueldade
(segundo manifesto)


"No teatro oriental de tendências metafísicas todo esse amontoado compacto de gestos, signos, atitudes, sons, que constituem a linguagem da realização e da cena, essa linguagem que desenvolve todas as suas consequências físicas e poéticas em todos os planos da consciência e em todos os sentidos, leva necessariamente o pensamento a assumir atitudes profundas que são o que poderíamos chamar de METAFÍSICA EM ATIVIDADE."


"No ponto em que estamos, perdemos qualquer contato com o verdadeiro teatro, já que o limitamos ao domínio do que o pensamento cotidiano pode alcançar, ao domínio conhecido ou desconhecido da consciência. E se nos dirigimos teatralmente ao inconsciente é apenas para lhe arrancar o que ele conseguiu recolher (ou ocultar) da experiência acessível cotidiana."



O Teatro Alquímico


"O teatro, assim como a alquimia, quando considerado em seu princípio, está vinculado a um certo número de bases, que são as mesmas para todas as artes e que visam, no domínio espiritual e imaginário, uma eficácia análoga àquela que, no domínio físico, permite realmente a produção de ouro."


"Tanto o teatro quanto a alquimia são 'artes virtuais' e que carregam em si tanto sua finalidade quanto sua realidade."


"O Teatro deve ser considerado como o Duplo de uma realidade perigosa e típica, em que os princípios, assim que 'mostram a cabeça', apressam-se a voltar à escuridão das águas."


"Esta realidade é inumana e nela o homem conta muito pouco com seus costumes ou com seu caráter."


"O Teatro é uma miragem."


"O teatro típico e primitivo, com o tempo deixou de produzir a imagem e, em vez de ser um meio de expansão, já não é mais que um beco sem saída e um cemitério para o espírito."



Sobre o Teatro de Bali



"Surge o sentido de uma nova linguagem física baseada nos signos e não mais nas palavras."


"O domínio do Teatro não é psicológico, mas plástico e físico. E não se trata de saber se a linguagem física do Teatro é capaz de chegar às mesmas resoluções psicológicas que a linguagem das palavras, se consegue expressar sentimentos e paixões tão bem quanto as palavras, mas de saber se não existe no domínio do pensamento e da inteligência atitudes que as palavras sejam incapazes de tomar e que os gestos e tudo o que participa da linguagem no espaço atingem com mais precisão do que elas."


"Todo verdadeiro sentimento é intraduzível. Expressá-lo é traí-lo."


"Mudar a destinação da palavra no Teatro é servir-se dela num sentido concreto e espacial."


TEATRO ORIENTAL: tendências metafísicas
TEATRO OCIDENTAL: tendências psicológicas




Acabar com as Obras-Primas


"Uma das razões da atmosfera asfixiante é o respeito pelo que é escrito, formulado ou pintado e que tomou forma, como se toda expressão já não estivesse exaurida e não tivesse chegado ao ponto em que é preciso que as coisas arrebentem para se começar tudo de novo."


CONFORMISMO BURGUÊS: idolatria das obras-primas fixadas


"É a nossa veneração diante do que já foi feito, por mais belo e válido que seja, que nos petrifica, nos estabiliza e nos impede de tomar contato com a força que está por baixo - que ela seja chamada de energia pensante, força vital etc."


"Sob a poesia dos textos existe a poesia tout court, sem forma e sem texto. E, tal como se esgota a eficácia das máscaras que servem às operações de magia de certos povos - e então essas máscaras só servem para serem jogadas nos museus - do mesmo modo se esgota a eficácia poética de um texto."


"Teatro da Crueldade quer dizer teatro difícil e cruel."


"Não somos livres. E o céu ainda pode desabar sobre nossas cabeças. E o teatro é feito para, antes de mais nada, mostrar-nos isso."




O Teatro e a Crueldade

"precisamos de um teatro que nos desperte: nervos e coração."

"o Teatro da Crueldade propõe-se a procurar na agitação de massas importantes um pouco da poesia que se encontra nas festas e nas multidões no dia em que os povos sai às ruas."

"Acreditamos que há, no que se chama poesia, forças vivas, e que a imagem de um crime apresentada nas condições teatrais adequadas funciona para o espírito como algo infinitamente mais temível que o próprio crime realizado."

"No período angustiante e catastrófico em que vivemos, sentimos a necessidade urgente de um teatro cuja ressonância em nós seja profunda, domine a instabilidade dos tempos."

"É para apanhar a sensibilidade do espectador por todos os lados que preconizamos um espetáculo giratório que, em vez de fazer da cena e da sala dois mundos fechados, sem comunicação possível, difundas seus lampejos visuais e sonoros sobre toda a massa dos espectadores."

"a participação reduzida do entendimento leva a uma compreensão enérgica do texto."

"o primeiro espetáculo do Teatro da Crueldade se fará sobre as preocupações de massas, bem mais urgentes e inquietantes do que as de qualquer indivíduo."


O Teatro da Crueldade
(primeiro manifesto)

"o Teatro só é válido se tiver uma ligação mágica, atroz, com a realidade e com o perigo."

"não serão devolvidos ao teatro seus poderes específicos de ação antes de lhe ser devolvida sua linguagem."

"Essa linguagem só pode ser definida pelas possibilidades da expressão dinâmica e no espaço, em oposição às possibilidades da expressão pela palavra dalogada."

"Trata-se, para o teatro, de criar uma metafísica da palavra, do gesto, da expressão, com vistas a tirá-lo de sua estagnação psicológica e humana."

"Essas idéias que se referem à Criação, ao Devir, ao Caos, e que são todas de ordem cósmica, forneceu uma primeira noção de um domínio do qual o teatro se desacostumou totalmente."

"Rompe enfim com a sujeição intelectual nova e mais profunda, que se oculta sob os gestos e sob os signos elevados à dignidade de exorcismos populares."

"Importa que, através de meios seguros, a sensibilidade seja colocada num estado de percepção mais aprofundada e mais apurada, é esse o objetivo da magia e dos ritos, dos quais o teatro é apenas um reflexo."


  • TÉCNICA:

"O Teatro só poderá voltar a ser ele mesmo se fornecer ao espectador verdadeiros precipitados de sonhos, em que seu gosto pelo crime, suas obsessões eróticas, sua selvageria, suas quimeras, seu sentido utópico da vida e das coisas, seu canibalismo mesmo se expandam, num plano não suposto e ilusório, mas interior."

"Uma espécie de criação total, em que não reste ao homem senão retomar seu lugar entre os sonhos e os acontecimentos."

  • OS TEMAS:

É preciso que chaves profundas do pensamento e da ação para se ler todo o espetáculo existam e nos digam respeito.

  • O ESPETÁCULO

"Todo espetáculo conterá um elemento físico e objetivo, sensível a todos."

  • A ENCENAÇÃO

"É em torno da encenação que será constituída a linguagem-tipo do teatro."

Haverá a dissolução da dualidade entre autor e diretor, substituídos por um "Criador Único", a quem caberá a dupla responsabilidade pelo espetáculo e pela ação."

  • A LINGUAGEM DA CENA

"Não se trata de suprimir o discurso articulado, mas de dar às palavras, mais ou menos, a importância que elas têm nos sonhos." (LINGUAGEM CONCRETA DA CENA)

  • OS INSTRUMENTOS MUSICAIS

"Serão usados em sua condição de objetos e como se fizessem parte do cenário."

Na necessidade de agir diretamente e profundamente sobre a sensibilidade pelos orgãos.

Procurar qualidades e vibrações de sons absolutamente incomuns.

  • A LUZ - AS ILUMINAÇÕES

"devem-se buscar efeitos de vibração luminosa, novos modos de difundir a iluminação em ondas, ou por camadas, ou como uma fuzilaria de flechas incendiárias."

Essa luz com o objetivo de produzir calor, frio, raiva, medo etc.

  • A ROUPA

"deve-se evitar o mais possível a roupa moderna."

  • A CENA - A SALA

Palco e sala substituídos por uma espécie de lugar único, sem divisões nem barreiras de qualquer tipo, e que se tornará o próprio teatro da ação."

  • OS OBJETOS - AS MÁSCARAS - OS ACESSÓRIOS

Bonecos, máscaras enormes, objetos de proporções singulares...

As coisas que geralmente exigem uma figuração objetiva serão camoteadas ou dissimuladas.

  • O CENÁRIO

"Não haverá cenário."

  • A ATUALIDADE

"muitos dirão, um teatro tão longe da vida, dos fatos, das preocupações atuais... Da atualidade e dos acontecimentos, sim! Das preocupações, no que têm de profundo e que é o apanágio de alguns, não!"

  • AS OBRAS

"Não representaremos peças escritas, mas em torno de temas, fatos ou obras comuns, tentaremos uma encenação direta."

  • O ESPETÁCULO

"O problema é fazer o espaço falar."

  • O ATOR

Ao mesmo tempo, um elemento de primeira importância e uma espécie de elemento passivo e neutro.

  • A INTERPRETAÇÃO

"não haverá movimentos perdidos, todos os movimentos obedecerão a um ritmo..."

  • O CINEMA

"não se pode comparar uma imagem de cinema que, por mais poética que seja, é limitada pela película, com uma imagem de teatro que obedece a todas as exigências da vida."

  • A CRUELDADE

"Sem um elemento de crueldade na base de todo espetáculo, o teatro não é possível."

  • O PÚBLICO

"Primeiro, é preciso que haja esse teatro."

  • O PROGRAMA

"Encenaremos sem levar o texto em consideração."

Cartas sobre a Crueldade

"Reivindico o direito de romper o sentido usual da linguagem, de romper de vez a armadura, arrebentar a golilha, voltar enfim às origens etimológicas da língua que, através dos conceitos abstratos, evocam sempre uma noção concreta."

"A crueldade é, antes de mais nada, lúcida, é uma espécie de direção rígida, submissão à necessidade."

"Uma peça em que não houvesse essa vontade, esse apetite de vida cego, capaz de passar por cima de tudo, visível em cada gesto e em cada ato e do lado transcendente da ação, seria uma peça inútil e fracassada."

"a criação e a própria vida só se definem por uma espécie de rigor, portanto de crueldade básica que leva as coisas ao seu fim inelutável, seja a que preço for."

Cartas sobre a Linguagem

"o teatro, arte independente e autônoma, para ressucitar ou simplesmente para viver, deve marcar bem o que o distingue do texto, da palavra pura, da literatura e de todos os outros meios escritos e fixos."

"esses gestos devem ser de uma eficácia bastante grande para levar ao esquecimento até a necessidade da linguagem falada."

"[não] se entregarão ao capricho da inspiração inculta e irrefletida do ator."

"[o gesto] parte da necessidade da palavra mais do que da palavra já formada. Mas, encontrando na palavra um beco sem saída, ele volta ao gesto de modo espontâneo."

"Quando digo que não encenarei peças escritas, quero dizer que não encenarei peças baseadas na escrita e na palavra, que haverá nos espetáculos que montarei uma parte física preponderante, que não poderia ser fixada e escrita na linguagem habitual das palavras, e que mesmo a parte falada e escrita o será num sentido novo."

"A composição, a criação, em vez de se fazer no cérebro de um autor, se farão na própria natureza, no espaço real..."

"Se esta época se desvia e se desinteressa do teatro é porque o teatro deixou de representá-la."

"[o verdadeiro objetivo do teatro é] traduzir a vida sob seu aspecto universal, imenso, e extrair dessa vida imagens em que gostaríamos de nos reencontrar."

"Só tem o direito de se dizer autor, isto é, criador, aquele a quem cabe o manejo direto da cena."

O Teatro da Crueldade
(segundo manifesto)

"O Teatro da Crueldade foi criado para devolver ao teatro a noção de uma vida apaixonada e convulsa."

"O Teatro da Crueldade escolherá assuntos e temas que respondam à agitação e à inquietude características de nossa época."

"[o Teatro da Crueldade] voltará a por em moda as grandes preocupações e as grandes paixões essenciais que o teatro moderno cobriu com o verniz do homem falsamente civilizado."

"é ao homem total e não ao homem social (...) que esse teatro se dirigirá."

"renunciaremos à supertição teatral do texto e à ditadura do escritor."

"o discurso articulado, as expressões verbais explícitas intervirão em todas as partes claras e nitidamente elucidadas da ação, nas partes em que a vida repousa e em que a consciência intervém."

"as palavras serão tomadas num sentido encantatório (...) por sua forma, suas emanações sensíveis e já não apenas por seu sentido."

Um Atletismo Afetivo

"O ator é como um atleta do coração."

"A respiração acompanha o sentimento e pode-se penetrar no sentimento pela respiração."

O Teatro de Séraphin

"Quando vivo não me sinto viver. Mas quando represento sinto-me existir."

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